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® NARCEA, S.A. EDIÇÕES
Dr. Federico Rubio e Galí, 9. 28039 - Madrid
® EDITIONS ET LIBRAIRIE DE CHEVETOGNE Bélgica
Título original: Amour sans limite
Tradução (para o espanhol): CARLOS CASTRO CUBELLS
Tradução para o português: Pe. André Sperandio
Capa: Fragmento de um ícone de meados de século XVII atribuída a Emanuel lombardos
ISBN: 84-277-0758-4
Depósito Legal: M-26455-1987
Impressão: Notigraf, S. A. San Dalmácio, 8. 28021 - Madrid

Conteúdo

  1. Apresentação
  2. A ti, quem quer que sejas
  3. Eu, sim, te conheço
  4. Uma criação nova
  5. Esta grande visão
  6. O Amor sem limites
  7. A fonte
  8. O vínculo substancial
  9. O Deus vivente
  10. As profundidades (profundezas) do mundo
  11. Onde está o apoio?
  12. A porta de esperança
  13. Houve uma tarde e uma manhã
  14. O orvalho da manhã
  15. De manhã, Senhor
  16. O nascer do sol
  17. Tu és amado
  18. Violenta anunciação
  19. O incoordenável
  20. Ascensões
  21. Faíscas
  22. Venho a ti em pequenas coisas
  23. A queda dos muros
  24. O estrangeiro
  25. Graça preveniente, exigente
  26. Amiga do Bem-amado
  27. No forno
  28. Um sorriso, um olhar
  29. Cego e surdo
  30. A estrela do mar
  31. No mar imenso
  32. O puro e o impuro
  33. Não importa outra coisa
  34. Amor, ensina-nos a orar
  35. Portador do fogo
  36. A mulher vestida de luz
  37. Dá-me teu coração
  38. Fala o amor

1. Apresentação

Como uma figura lendária antiga passou entre nós. Não quis revelar seu nome e, embora muitos soubessem quem era e conhecessem a sua história cheia de mistério e de Espírito, deixou em seus escritos tão somente esta assinatura: Um monge da Igreja do Oriente. Assim se auto definia e, ao mesmo tempo, do melhor modo, nos sugeria o que é e como é a Igreja do Oriente.

A Igreja Oriental é um mistério peculiar que, como todo mistério, não tem limites precisos ou fronteiras claras. Por isso, é universal, isto é, Católica. A origem deste "Monge da Igreja do Oriente" é, evidentemente, monacal. Dentro do monacato, isto é, daqueles que caracterizam suas vidas pela contemplação viva do culto, da adoração. Este culto que, cumprido como obra de Deus, nos conduz às nossas origens, ao deserto convertido em Paraíso Primevo, à contemplação do Mistério. O culto é ir às origens, e ir às origens é, de uma ou de outra forma, entrar em comunhão com Céu já aqui na terra, o que a Igreja Oriental, a Igreja Ortodoxa, torna presente no deserto de sua pobreza, de seus sofrimentos, de sua perseguição, porém, sobretudo, na riqueza, no esplendor e triunfo de sua Liturgia e de sua contemplação trinitária. Ali, onde mística é teologia e teologia é mística, um monge encontrou um abrigo áspero e doce, seco e florescente do que outro contemplativo tinha vivido. “Por aqui já não há caminho, porque, para o justo não há lei”.

Este lendário monge que foi alguém real, deixou-nos um legado: sua vida e suas contemplações.

Passada a vida e tendo alcançado a transfiguração, suas experiências contemplativas são ícones que iluminam e convertem. E, da pequenez e modéstia de quem se deixa comover diante de um ícone, quer prosseguir, como um copista aprendiz, as contemplações que são diálogo com os que encontraram nesse incógnito monge a ocasião para o despertar ao Amor Sem-limites.

As páginas que seguem esta breve apresentação [1] pretendem ser a expressão da vivência que produziu a um “outro monge” da Igreja Oriental o ato de contemplar o ícone que lhe chegou através de alguns escritos.

Carlos Castro

[1] Carlos Castro: Desierto y destierro. Col. Icono. Narcea. Madrid, 1987 (en preparación).

 

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