Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Loading
Arquidiocese Ortodoxa de Buenos Aires e Exarcado da América do Sul
 
 
 

Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul foi  erigida em 1996, resultando do desmembramento da Arquidiocese Ortodoxa Grega das Américas (do Norte e do Sul), com sede em Nova Iorque (EUA). Desde 1952, quando foi criada como Diocese, sua sede está em Buenos Aires, na Argentina. Seu território eclesiástico compreende os países da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Uruguai.

Não se têm dados precisos sobre a data em que foi estabelecida a primeira Igreja Ortodoxa Grega na Argentina. Sabe-se, no entanto, que os imigrantes gregos da localidade de Berisso (Província de Buenos Aires) contavam, desde 1905, com a assistência religiosa de um sacerdote vindo da Grécia. Neste mesmo ano inaugurou-se a primeira Igreja Ortodoxa Grega em Florianópolis, SC (Brasil), dedicada a São Nicolau.

Em 1907 um sacerdote grego fundou uma capela na região de Galeria Pacifico, em Buenos Aires. Mais tarde, outras duas capelas foram criadas, nos bairros de Palermo e Vila Crespo, até que, em 1926, foi construída a Catedral da Dormição da Theotokos, dedicada à Virgem maria, localizada na Rua Julian Alvarez, 1036, no Bairro de Villa Crespo.

Na atualidade:

A Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul está sob a jurisdição espiritual do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla. É importante destacar que sua extensão territorial é notavelmente grande, indo de Quito, no Equador, à Terra do Fogo, na Argentina; de Santiago do Chile até o Rio de Janeiro, no Brasil. Cumpre ao arcebispo fazer visitas pastorais em toda a sua jurisdição.

Na cidade de Buenos Aires, Capital Federal da Argentina, está a Sé Metropolitana, cuja Igreja Catedral é dedicada à Dormição da Theotokos. Ainda na Argentina estão as igrejas do Espírito Santo, em Olivos; de São Nicolau, no bairro de Pompéia; de São Miguel Arcanjo, na cidade de Remédios de Escalada e Santos Constantino e Helena em Berisso. Nos últimos anos, na cidade de Rosário, estabeleceu-se uma capela dedicada a São Nicolau e foram edificadas: a Capela de São Eleutério na sede da Arquidiocese; a Igreja de São João, o Precursor em Córdoba, a Igreja de São Nicolau, em Comodoro Rivadavia; a Igreja de São Jorge, em Mar del Plata; a Capela de São Spyridon em São Miguel; e a Capela de São Nectarios em Esteban Echeverría. Mais recentemente deu-se a instalação da pedra fundamental da Igreja de São Jonas, em Bahia Blanca.

No Brasil, existem igrejas ortodoxas gregas em São Paulo - na Capital -, Capão Redondo e Cambucí; em Brasília, no Distrito Federal; Em Florianópolis e São José - Santa Catarina; em Curitiba, no Paraná; em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; na Capital do Rio de Janeiro; Em Vitória, no Espírito Santo e na cidade de Goiânia em Goiás.

No Chile existem Igrejas Ortodoxas Gregas, em Santiago e Vina del Mar; organiza-se atualmente comunidades ortodoxas gregas em Antofagasta e em Coquimbo.

A Igreja Ortodoxa Grega está ainda em Lima, no Peru, e em Montevidéu, no Uruguai.

No Equador, estão sendo organizadas Igrejas Ortodoxas Gregas em Quito e Guayaquil.

Na Bolívia, Paraguai, Suriname, Guiana e Guiana Francesa, só existem poucas famílias cristãs ortodoxas.

ENDEREÇOS:

Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e Exarcado da América do Sul

Lerma 260, (C1414 AZF)
BUENOS AIRES - Argentina
Telefone: (005411) 4508-5402 | 4508-5403
Fax: (005411) 4508-5404
E-mail: buenosaires@ortodoxia.org

Residência particular do Arcebispo Metropolitano

Av. Figueroa Alcorta 3.187 (C1425CKK)
BUENOS AIRES - Argentina
Telefone: (005411) 4802-3204
Fax: (005411) 4801-0127

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Canto Bizantino • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas