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Suplemento Litúrgico para os Domingos e Grandes Festas  Quarta-feira, 1º de Janeiro de 2020:
 
 
 

«A Circuncisão de nosso Senhor
Deus e Salvador Jesus Cristo»

Memória de São Basílio, o Grande -
Arcebispo de Cesaréia na Capadócia († 379).

(Liturgia de São Basílio, o Grande)

Matinas

Evangelho

[JO 10: 1-9]

Evangelho de Jesus†Cristo, segundo o Evangelista São João

aquele tempo, disse Jesus esta parábola: “Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante; o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre: as ovelhas ouvem sua voz e ele chama suas ovelhas uma por uma e as conduz para fora. Tendo feito sair todas as que são suas, caminha à frente delas e as ovelhas o seguem, pois conhecem a sua voz. Elas não seguirão um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". Jesus lhes apresentou essa parábola. Eles, porém, não entenderam o sentido do que lhes dizia. Disse-lhes novamente Jesus: "Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem.disse Jesus esta parábola: “Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante; o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre: as ovelhas ouvem sua voz e ele chama suas ovelhas uma por uma e as conduz para fora. Tendo feito sair todas as que são suas, caminha à frente delas e as ovelhas o seguem, pois conhecem a sua voz. Elas não seguirão um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". Jesus lhes apresentou essa parábola. Eles, porém, não entenderam o sentido do que lhes dizia. Disse-lhes novamente Jesus: "Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes; mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem.

Divina Liturgia

Issodikon

Vinde, adoremos e prostremo-nos ante o Cristo!

Salva-nos, ó Filho de Deus,
Tu que foste circuncidado na carne,
a nós que a Ti cantamos: Aleluia!

Apolitikion

Tu, que estás sentado nas alturas em um trono de fogo,
com teu Pai eterno e teu Espírito Divino,
quiseste nascer na terra de tua Mãe, a Virgem que não conheceu varão.
Por isso foste também circuncidado como homem no oitavo dia.
Glória, pois, aos teus bondosos desígnios; glória à tua economia;
glória à tua condescendência, ó único Filântropo!

Outro Apolitikion da Festa (Modo 1)

Ó Senhor misericordioso, Tu que és Deus por natureza,
tomaste sem alteração uma forma humana
e cumpriste a lei recebendo voluntariamente a circuncisão da carne,
a fim de abolir as figuras e eliminar as trevas de nossas paixões.
Glória pois, à tua bondade, glória à tua misericórdia;
glória, ó Verbo, à tua indizível condescendência!

Apolitikion de São Basilio

A tua voz se espalhou por toda terra que aceitou a tua palavra,
pela qual explicaste divinamente as verdades dogmáticas,
esclareceste a natureza dos seres e ordenaste os costumes.
Ó Pai justo, revestido do sacerdócio real,
roga a Cristo Deus pela salvação de nossas almas!

Kondakion da Festa

O Senhor de todos recebe a circuncisão
e, em sua bondade, corta as faltas dos mortais
e concede hoje a salvação ao mundo.
Alegra-se também nas alturas o pontífice do Criador,
o astro luminoso, o íntimo de Cristo, o divino Basílio.

Kondakion de São Basilio

Foste um sustentáculo firme para a Igreja
e fizeste de teu poder um abrigo para todos nós,
confirmando-nos por teus ensinamentos,
ó justo Basílio, esclarecedor dos mistérios celestes.

Prokimenon

Minha boca dirá palavras sábias,
e meu coração aplicar-se-á à sabedoria.

Ouvi isto, todas as nações;
estai atentos, vós todos que habitais a terra!

Epístola

[CL 2: 8-12]

Epístola do Apóstolo São Paulo aos Colossenses

rmãos, tomai cuidado para que ninguém vos escravize por vãs e enganosas especulações da "filosofia", Segundo a tradição dos homens, segundo os elementos do mundo, e não segundo Cristo. Só Cristo é o verdadeiro Chefe dos homens e dos anjos - Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade e nele fostes levados à plenitude. Ele é a Cabeça de todo Principado e de toda Autoridade. Nele fostes circuncidados, por circuncisão não feita por mão de homem, mas pelo desvestimento da vossa natureza carnal: essa é a circuncisão de Cristo. Fostes sepultados com ele no batismo, também com ele ressuscitastes, pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos.

Aleluia

Escuta, ó Pastor de Israel,
tu que conduzes José como a uma ovelha:

A boca do justo fala sabedoria
e a sua língua exprime o que é reto.

Evangelho

[LC 2: 20-21, 40-52]

Evangelho de Jesus†Cristo, segundo o Evangelista São Lucas

aquele tempo, os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes fora dito. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, conforme o chamou o Anjo, antes de ser concebido. Quando se completaram os dias para a purificação deles, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor. E o menino crescia, tornava-se robusto, enchia-se de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele. Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Quando o menino completou doze anos, segundo o costume, subiram para a festa. Terminados os dias, eles voltaram, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que estivesse na caravana, andaram o caminho de um dia, e puseram-se a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. E não o encontrando, voltaram a Jerusalém à sua procura. Três dias depois, eles o encontraram no Templo, sentado em meio aos doutores, ouvindo-os e interrogando-os; e todos os que o ouviam ficavam extasiados com sua inteligência e com suas respostas. Ao vê-lo, ficaram surpresos, e sua mãe lhe disse: "Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos". Ele respondeu: 'Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?" Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes dissera. Desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, conservava a lembrança de todos esses fatos em seu coração. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e diante dos homens.

Hirmos

Ó Cheia de Graça, em ti rejubila-se toda a criação.
A assembléia dos Anjos e o gênero humano te glorificam,
ó templo santificado, paraíso espiritual e glória das virgens,
na qual Deus se encarnou e da qual tornou-se Filho
Aquele que é nosso Deus antes dos séculos;
porque fez de teu seio um trono
e as tuas entranhas, mais vastas do que os céus.
Ó Cheia de Graça, em ti rejubila-se toda a Criação e te glorifica!

Kinonikon

Louvai o Senhor do alto dos céus! Aleluia, aleluia, aleluia!

Obs.:

Na Bênção final o sacerdote acrescenta: «Que aquele que, no oitavo dia, quis ser circuncidado na carne para a nossa salvação, o Cristo nosso verdadeiro Deus...»

A Circuncisão de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo

arra o Evangelho que após 8 dias do nascimento de Jesus, Maria e José levaram o Menino ao Templo para oferecê-lo a Deus e cumprir o preceito da circuncisão, conforme prescrevia as leis do povo judeu. Após a primeira parte da narrativa, observa-se um corte cronológico na harmonia dos acontecimentos, para destacar o encontro de Jesus com os Doutores da Lei, no Templo de Jerusalém.

Essas duas narrativas unidas, a princípio, tão distantes temporalmente e tão próximas quanto ao objetivo de sublinhar a dupla natureza do Messias, se fundem numa leitura única. O menino foi levado para circuncisão, pois era plenamente humano e estava sujeito às leis sócio-religiosas; no entanto, com 12 anos revelava sua sabedoria extraordinária que vinha de uma fonte não humana. Ele era o VERBO de Deus que inicia suas reflexões com aqueles mais ilustres e doutos. «O mundo foi feito por Ele, mas o mundo não O conheceu» (Jo 1:10-11).

Primeiramente, Jesus tinha sido reconhecido como Senhor pelos pastores que vieram prestar-lhe adoração. Eles representavam os marginalizados, pobres, os esquecidos: os verdadeiros destinatários da Boa-Nova. Depois foi reconhecido pelo profeta Simeão, no templo, onde a profecia de Malaquias se cupria: «De repente, vai chegar ao Templo o Senhor que vós procurais, o mensageiro da Aliança que vós desejais» (Mq 3,1). Simeão revelou com a sua profecia que a Salvação não seria só para Israel, mas para todos os povos. Israel foi o lugar da espera e da realização das profecias, mas a Salvação trazida pelo Messias não se restringiria somente à sua área geográfica. O messias é a luz que ilumina a todos os povos. Abre-se o horizonte universal do anúncio e da prática do Evangelho.

A Igreja também recorda hoje, no primeiro dia do ano, São Basílio, o Grande, pai da Igreja, santo da Patrística que deixou para a história eclesiástica ricos tesouros expressos em textos litúrgicos e maravilhosas homilias e meditações até hoje estudados. São Basílio, na Igreja do Ocidente, é lembrado no dia posterior ao do calendário litúrgico bizantino. Ele é um dos grandes santos da Igreja Primitiva; da Igreja indivisa.

As coleções litúrgicas bizantinas apresentam três anáforas, uma das quais é atribuída a São Basílio, usada em liturgias muito especiais, devido a sua profundidade teológica e extensão dos textos. Existe também uma anáfora Alexandrina mais breve de São Basílio, em grego, copta, árabe e etíope. As versões siríaca, Armênia, georgiana, eslava e uma outra versão árabe seguem a fórmula bizantina, anterior aos manuscritos gregos.

São Basílio adormeceu em Cristo em 1º de janeiro de 379, na Cesaréia de Capadócia.

São Gregório Nazianzeno e Gregório de Nissa proferiram brilhantes elogios em seu funeral que influenciaram a sua hagiografia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BÍBLIA – Bíblia de Jerusalém (Nona Edição Revista e Ampliada). São Paulo: Paulus, 2013.

BERARDINO, Angelo. Dicionário Patrístico e das Antiguidades Cristãs. Petrópolis: Ed. Vozes e Paulus, 2002.

STORNIOLO, Ivo. Como Ler o Evangelho de Lucas. São Paulo. Ed. Paulus, 1992.

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