Portal Ecclesia
Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Seleção de ícones bizantinos Galeria de Fotos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Calendário litúrgico bizantino Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas A Montanha Sagrada Links relacionados Contate-nos
 
 
 
  MAIO-2015  
 
 
 

 

29/05/2015:

Adormecimento em Cristo de Pe. Dimítrios Nikolayïdis

Com muito pesar, comunicamos o adormecimento em Cristo do Rev.do Pe. Dimítrios Nikolayïdis, ocorrido nesta sexta-feira, 29 de maio de 2015, na cidade do Rio de Janeiro. Pe. Dimítrios era pároco da Igreja Ortodoxa Grega de Santo André, no Rio de Janeiro (Rua Darke de Matos, nº 46, Bairro Higienópolis). O sepultamento está marcado para amanhã, sábado, às 16h, no Cemitério São Francisco Xavier. O adormecimento em Cristo de Pe. Dimítrios trouxe ao Rio de Janeiro o Bispo Auxiliar da Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul, Dom Iosif Bosh, que chegou hoje e presidirá os serviços fúnebres. O corpo de Pe. Dimnitrios está sendo velado na Capela "G" do Cemitério São Francisco Xavier. Neste domingo, haverá liturgia pontifical às 10:30h, em memória do já saudoso Pe. Dimítrios, no contexto da celebração da Festa de Pentecostes.

15/05/2015:

I Congresso Panortodoxo sobre “Os Meios Digitais de Comunicação e a Pastoral da Igreja"

Realizou-se em Atenas, Grécia, de 07 a 09 de maio de 2015, o I Congresso Internacional Panortodoxo sobre “Os meios digitais de comunicação e a pastoral da Igreja, que teve como tema “Água viva”. O evento foi organizado conjuntamente pela Fundação “Máximos, o Grego” de Atenas, Grécia, a Rede Ortodoxa Cristã do EUA e Bogoslov, portal de notícias religiosas da Rússia. O tema em seus diferentes eixos de reflexão, foi abordado pelos 75 expositores de 21 países e de todas as jurisdições da Igreja Ortodoxa, e foi realizado sob os auspícios do Patriarca Ecumênico, S. Santidade Bartolomeu I. O principal objetivo deste encontro, além de promover o conhecimento mútuo entre os responsáveis pela mídia digital ortodoxa, foi de coordenar seus esforços no sentido de uma articulação mais eficaz entre eles em vista de proclamar a mensagem do Evangelho através destes instrumentos e iniciar um esforço coerente e compartilhado para assim semear os valores da tradição cristã ortodoxa na sociedade e compartilhá-los com todas as pessoas de boa vontade. A América do Sul esteve representada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires, S. E. Dom Iosif de Pátara, que em sua apresentação tratou do tema sobre o “Logos Digital: uma reflexão teológica sobre a transmissão da experiência viva do Evangelho na época virtual”.

03/04/2015:

BARTOLOMEU I: «PAPA FRANCISCO, LÍDER EXTRAORDINÁRIO».

Em uma entrevista à La Civiltà Cattolica, o Patriarca Ortodoxo explica a contribuição que o Papa está dando ao diálogo ecumênico Roma, 01 de Abril de 2015 (Zenit.org A "liderança extraordinária" do Papa Francisco, o ecumenismo e a questão da colegialidade. São os temas abordados por Bartolomeu I, Patriarca ecumênico de Constantinopla, em uma longa entrevista dada ao diretor da revista italiana La Civiltà Cattolica, padre Antonio Spadaro, que será publicada no número do dia 4 de abril em Italiano e Inglês. O diálogo entre católicos e ortodoxos – destaca o Patriarca - é uma questão "ligada a muitos preconceitos e polêmicas de ambos os lados". Bartolomeu I dá exemplos concretos destes problemas: "Toda vez que  entre os ortodoxos se discute a primazia, vêm logo à mente a da autoridade pontifícia, especialmente à luz dos abusos da época medieval; e toda vez que entre os católicos romanos se discute a colegialidade, teme-se imediatamente que a autoridade do Papa seja posta em causa ou até mesmo que se passe por cima dela. Portanto, vai levar tempo para discernir as verdadeiras preocupações e as intenções de cada um”... (Continue lendo...

28/03/2015:

Recordando Um fato histórico fundamental no Diálogo Ecumênico Católico-ortodoxo...

Extrato da entrevista entre o Patriarca Athenágoras e o Papa Paulo VI, em Jerusalém, no dia 07 de dezembro de 1965, publicado abaixo da Declaração Conjunta, na seção Diálogo Ecumênico de Biblioteca Ecclesia:

Papa Paulo VI (PP): — Eu gostaria de conhecer qual é a idéia de sua Santidade, de sua Igreja sobre a constituição da Igreja. É o primeiro passo. Patriarca Athenáhoras (PA): — Seguiremos suas opiniões. (PP) — Direi-lhe o que acredito, que é o exato, o que deriva do Evangelho e da vontade de Deus e da autêntica tradição. Direi-lhe. Se houver pontos que não coincidem com sua idéia da constituição da Igreja.... (PA) — O mesmo da minha parte. (PP) — Discutiremos, procuraremos encontrar a verdade. (PA) — O mesmo de nossa parte e estou seguro que sempre estaremos juntos. (PP) — Eu espero, eu penso, que possivelmente será mais fácil que do que nós pensamos. Há 2 ou 3 pontos de doutrina nos que evoluímos já, que se progrediu em seu estudo e que quereria explicar - a seu critério se lhe parecer - aos seus teólogos o porquê disto, sem pôr nisto nada de artificial nem acidental mas o que acreditamos, é o pensamento autêntico (Athenágoras: — no amor de Jesus Cristo). E outra coisa que parece secundária mas que tem sua importância: tudo o referente à disciplina, as honras, as prerrogativas, estou bem disposto a escutar o que Sua Santidade acreditar ser o melhor. (PA) — O mesmo da minha parte. (PP) — Nenhuma questão de prestígio, de primazia que não seja a que foi fixada por Cristo; mas no que diz a honras, privilégios, nada disso. Vejamos o que Cristo nos pede e que cada um tome sua posição mas não com parâmetros humanos de prioridade, de elogios, de vantagens, mas sim de serviço. (PA) — Como o senhor me é querido no mais profundo de meu coração....!

27/03/2015:

Oriente e Ocidente Perante o Mistério da Salvação

Publicamos na seção "Diálogo Ecumênico e Inter-religioso" de nossa Biblioteca, o texto completo da quinta e última pregação desta Quaresma proferida pelo pregador da Casa Pontifícia, Pe. Raniero Cantalamessa, OFM Cap., na manhã desta sexta-feira, 27 de Março de 2015, na capela Redemptoris Mater, ante o Papa Francisco e vários cardeais, bispos e padres da Cúria Romana. O tema foi "Oriente e Ocidente Perante o Mistério da Salvação". Alguns destaques:

"O propósito da vida para os cristãos gregos é a divinização; o dos cristãos do Ocidente é a conquista da santidade [...]. O Verbo se fez carne, de acordo com os gregos, para restituir ao homem a semelhança divina perdida em Adão e para divinizá-lo. De acordo com os latinos, Ele se fez homem para redimir a humanidade [...] e para pagar a dívida devida à justiça de Deus"

(...)"Como sempre, na passagem da Escritura para os Padres da Igreja, observa-se uma recepção diferente desses dois elementos. De acordo com a opinião comum, resumida por Bardy no texto citado, o Oriente incorporou o elemento positivo da salvação: a divinização do homem e a restauração da imagem de Deus; o Ocidente recebeu o elemento negativo, a libertação do pecado. A realidade é muito mais complexa e a tentativa de esclarecê-la facilitará a mútua compreensão" (...)

(...)Os orientais nunca entenderam o pecado original no sentido de uma verdadeira "culpa" hereditária, mas como a transmissão de uma natureza ferida e propensa ao pecado, como uma perda progressiva da imagem de Deus no homem, não só devida ao pecado Adão, mas ao de todas as gerações sucessivas (...)

Com o símbolo niceno-constantinopolitano, todos professam "um só batismo para a remissão dos pecados", mas, para os orientais, o batismo não tem principalmente o escopo de tirar o pecado original (nas crianças, não tem de forma alguma este escopo), mas sim o de libertar o homem do poder do pecado em geral, restaurar a imagem de Deus, perdida, e inserir a criatura no novo Adão, que é Cristo. Esta perspectiva diferente se reflete, por exemplo, na imagem que temos da Virgem Maria. No Ocidente, ela é vista como "Imaculada", ou seja, concebida sem o pecado (mácula) original, havendo inclusive a definição dogmática deste título; no Oriente, o título correspondente é o de Panagia, a toda santa.

Leia a íntegra deste texto AQUI.