Portal Ecclesia
Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Seleção de ícones bizantinos Galeria de Fotos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Calendário litúrgico bizantino Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas A Montanha Sagrada Links relacionados Contate-nos
 
 
 
  AGOSTO-2015  
 
 
 

 

Segunda-feira, 24 de Agosto de 2015:

A ESTÁTUA DE CRISTO MAIS ALTA DO MUNDO PODE SER CONSTRUÍDA EM BREVE EM VLADIVOSTOK

Em Vladivostok, o monumento terá duas partes: a própria estátua e o pedestal que abrigará uma igreja em honra do Arcanjo Miguel. A maior estátua de Cristo do mundo será erguida em breve na Rússia, especificamente em Vladivostok. O projeto tem à frente um empresário local, Aleksey Shchepin, que doou dois hectares de terra com vista para o mar, na Península Churkin, para que possa ser edificado. A estátua é obra do escultor russo-georgiano Zurab Tsereteli, conhecido por seus projetos gigantescos, como a estátua de Pedro, o Grande, em Moscou e «A Tear of Grief», nos Estados Unidos, dedicado à luta contra o terrorismo mundial … Leia mais.

Sábado, 22 de Agosto de 2015:

MONASTÉRIO SANTO ELIAS (SÉC. V) É DEMOLIDO PELOS ISLAMISTAS NA SÍRIA.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) informou nesta sexta-feira, 21 de agosto, que a organização extremista Estado Islâmico (ou El Daech) destruiu na quinta-feira, dia 20 agosto, o Monastério de Santo Elias em d’Al-Qaryatayn, uma cidade localizada ao sudeste de Homs, que tinha sido sequestrado pelos jihadistas no último dia 05 de agosto. O grupo ultrarradical, que justificou a sua ação pelo fato de neste lugar «as pessoas adorarem um outro deus que não Alá”, divulgaram pela Internet as fotos do monastério sendo destruído pela ação violenta das escavadeiras … Leia mais.

Sexta-feira, 21 de Agosto de 2015:

PATRIARCA BARTOLOMEU COMEMORA DORMIÇÃO DA THEOTOKOS NO SANTUÁRIO DA MÃE DE DEUS DE SOUMELA.

17 agosto de 2015 – Ortodoxie.com -- Pela sexta vez consecutiva, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I celebrou a festa da Dormição da Theotokos (Mãe de Deus) no antigo Monastério da Mãe de Deus de Soumela, na região do Ponto, Turquia. O monastério foi fundado no ano 386, pelo imperador Teodósio I. Em 1923, após a troca da população entre Grécia e Turquia, foi deixado ao abandono. O lugar abrigava um ícone chamado da Mãe de Deus de «Soumela» que foi transferido para um monastério situado na Grécia, próximo de Naoussa. Depois de ser saqueado e danificado, o antigo Monastério Soumela vem sendo restaurado, desde 2012, pelo Governo turco… Leia mais.

Quarta-feira, 19 de agosto de 2015:

FESTA DA PANAGHIA, DOMINGO, 23 DE AGOSTO.

O filme Jimmy´s Hall (Salão do Jimmy), se passa na Irlanda nos anos de 1930 e conta a história de um jovem que procura manter unida a comunidade local através do funcionamento de um galpão, onde pela manhã são ministradas atividades de pintura, leitura, dança, música, esportes e à noite famílias dançam e interagem ao som de boa música tradicional ao vivo.
Não há como deixar de fazer um paralelo com a comunidade grega de Brasília e a luta de 50 anos ininterruptos cuidando para manter vivas nossas tradições. A exemplo do personagem do filme, temos aqui também desafios a enfrentar, por exemplo, a dificuldade de preservação da língua, distância da família na Grécia e a miscigenação natural e bem-vinda com brasileiros (nós também), que começa ainda nas amizades da infância e culminam com o casamento. … Leia mais.

UMA INTERPRETAÇÃO ICONOGRÁFICA DO DOGMA TRINITÁRIO: LANÇAMENTO EM CURITIBA.

Neste sábado, com início marcado para as 18 horas, na Catedral Ortodoxa Ucraniana São Demétrio de Curitiba, situada na Avenida Cândido Hartmann, 1310 – Mercês, durante evento promovido pelo Arcebispado Ortodoxo Ucraniano e Editora Theotokos, Michel Fares Breidi estará realizando o lançamento de sua obra «Interpretação Iconográfica do Dogma Trinitário». O LIVRO: Através de uma linguagem simples e objetiva, o autor introduz o leitor em um tema importante para a Ortodoxia: o dogma Trinitário expresso pelo ícone da Santíssima Trindade de Andrei Rublev. A arte sagrada dos ícones, quem é e como vive um iconógrafo, características do ícone de Rublev são alguns dos tópicos abordados pelo autor para mostrar como a teologia trinitária flui do ícone de Rublev … Leia mais.

PATRIARCADO ECUMÊNICO SE PREPARA PARA O CONCÍLIO PAN-ORTODOXO DE 2016.

De 29 de agosto a 2 de setembro, na antiga Constantinopla, os bispos do Patriarcado se reúnem para agir em prol da paz. Roma, 18 de agosto de 2015 (ZENIT.org) — A preparação para o Concílio Pan-Ortodoxo de 2016 está no centro da reunião dos bispos do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, de 29 de agosto a 2 de setembro, em Istambul. O anúncio foi feito pelo secretariado do Patriarcado Ecumênico, explicando o objetivo da reunião: «Principalmente, o conhecimento mútuo entre os bispos do Patriarcado Ecumênico e a troca de informações sobre as questões eclesiásticas atuais, incluindo o caminho para o santo e grande concílio». As reflexões abrangerão ainda «o funcionamento de cada assembleia episcopal da diáspora ortodoxa e o diálogo teológico com os heterodoxos» … Leia mais.

FESTA DA DORMIÇÃO NA CATEDRAL ORTODOXA GREGA DE BUENOS AIRES.

No último sábado, 15 de agosto de 2015, data da comemoração da Dormição da Theotokos, patrona da Catedral Ortodoxa Grega de Buenos Aires, a Divina Liturgia festiva foi presidida por S.E.R. Dom Tarasios, Arcebispo Metropolitano, Primaz e Exarca da América do Sul, e contou com a participação de S. E. Dom Iosif, Bispo de Pátara, como concelebrante e com a o canto do músico grego Nicholas Chaldaiakis, que estpa em Buenos Aires a convite do Arcebispo Tarasios e participa na condução das Oficinas de Música Tradicional Grega, Bizantina e Teatro que vem acontecendo nas principais cidades dos países da jurisdição metropolitana … Leia mais.

URUGUAI NO ROTEIRO DAS OFICINAS DE MÚSICA TRADICIONAL GREGA, BIZANTINA E TEATRO.

No primeiro fim de semana de agosto (dias 1 e 2), a comunidade grega do Uruguai recebeu o músico grego Nicholas Chaldaiakis, no contexto das Oficinas de Música Tradicional Grega, Bizantina e Teatro promovidas pela Arquidiocese Ortodoxa Grega de Buenos Aires e América do Sul. Os eventos tiveram início na última semana de julho, em Buenos Aires, e seguirão acontecendo em algumas das principais cidades da jurisdição metropolitana na América do Sul. Sobre sua presença no Uruguai, o músico e ator Nicholas Chaldaiakis disse que conheceu o Arcebispo Tarasios em Atenas e, em conversa com S. E., surgiu o convite para a realização deste projeto culturall … Leia mais.

Terça-feira, 11 de agosto de 2015:

PAPA INSTITUI O DIA 1º DE SETEMBRO, COMO JÁ ACONTECE COM A IGREJA ORTODOXA, O DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO.

O Papa Francisco decidiu estabelecer o «Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação», a ser realizada a cada 1º de setembro, a partir deste ano, como acontece há tempos na Igreja Ortodoxa. Compartilhando com o amado irmão o Patriarca Ecumênico Bartolomeu as preocupações pelo futuro da criação e, acolhendo a sugestão de seu representante, o Metropolita Ioannis de Pérgamo (Zizioulas), que se pronunciou na apresentação da Encíclica Laudato Si sobre o cuidado da casa comum, decidiu instituir também na Igreja Católica Romana o «Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação» que, a partir do ano corrente, será celebrado em 1° de setembro – assim como já ocorre há tempos na Igreja Ortodoxa. Como cristãos, queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade está vivendo. Por isto devemos, antes de tudo, buscar no nosso rico patrimônio espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, recordando sempre que para os que creem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós, «a espiritualidade não está desligada do próprio corpo nem da natureza ou das realidades deste mundo, mas vive com elas e nelas, em comunhão com tudo o que nos rodeia [Leia mais...]