Portal Ecclesia
Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Seleção de ícones bizantinos Galeria de Fotos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Calendário litúrgico bizantino Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas A Montanha Sagrada Links relacionados Contate-nos
 
 
 
  OUTUBRO-2014  
 
 
 

26/10/2014:

O principio da «OIKONOMIA»

A palavra «oikonomia» (economia) tem vários significados em teologia. Do grego, OIKONOMIA, tem um sentido básico de administração doméstica (oikos/nomos = casa/lei). Refere-se ao plano salvífico de Deus, sobretudo na obra redentora de Jesus Cristo. A teologia contrasta a Trindade imanente – o mistério absoluto da vida eterna de Deus – e a Trindade econômica, considerada nas missões do Filho e do Espírito (Gl 4, 4-6) que realizam o plano divino (Ef 1,10; 3,9) na história da salvação.

Há outra aplicação do termo «OIKONOMIA» particularmente importante na eclesiologia e no diálogo ecumênico. O conceito e uso de é bastante comum nas igrejas ortodoxas. Seu significado, porém, nunca recebeu um definição oficial. Mais do que à administração, a que a raiz grega faz referência, o uso que a Igreja faz deste vocábulo implica condescendência, misericórdia, e se opõe a AKRIBEIA , que é a aplicação estrita dos cânones e leis uma situação particular. Ambas, sem dúvida, são necessárias na vida da Igreja. A necessidade da OIKONOMIA surge quando há um conflito aparente entre as exigências da lei e o chamado espírito cristão... ( Leia o artigo na íntegra AQUI )

«OIKONOMIA»: A TRADIÇÃO CANÔNICA DA IGREJA ORTODOXA.

(...) Ao contrário da lei secular ou da Lei de Moisés, o propósito das leis eclesiásticas é a proteção espiritual de seus membros. É assim que a mera aplicação da letra da lei é substituída pelo sentido último ou «espírito da Lei», sempre aderindo aos seus autênticos princípios. Este propósito é fator determinante na aplicação de uma lei tendo sempre em conta as circunstâncias particulares de cada caso. O espírito de amor, entendido como um compromisso com a perfeição espiritual do indivíduo, deve sempre prevalecer sobre a fria aplicação de um código legal. A revogação da letra da lei pelo «o espírito da lei» é a pedra angular da instituição da «oikonomia», exercida apenas em questões não essenciais. Através da «oikonomia», que é uma exceção à regra geral, as consequências legais seguidas da violação da norma ficam sem efeito e são levantadas. (...) Diferentemente do Direito Canônico católico-romano, as leis canônicas da Igreja Ortodoxa não estão codificadas. «Os cânones constituem um tipo de interpretação canônica dos dogmas para um momento particular da vida histórica da Igreja ... Eles expressam a verdade acerca da ordem da vida da Igreja, porém, não o fazem expressando esta verdade em termos absolutos, mas sempre adequando às circunstâncias particulares de cada Igreja». Tal formulação reconhece a validade absoluta de todos os cânones que servem ​​para expressar a verdadeira doutrina em algum momento da história (...) (Leia o texto na íntegra)

25/10/2014

O Papa recebe em audiência uma delegação da Orientale Lumen Foundation da América, participantes da peregrinação ecumênica liderada pelo Metropolita Kallistos de Diokleia

«A MINHA VIAGEM À TURQUIA É PARA SUPERAR OS OBSTÁCULOS ENTRE ROMA E CONSTANTINOPLA»

ROMA, 24 de Outubro de 2014 ( Zenit.org ) - «A visita do Bispo de Roma ao Patriarcado Ecumênico e o novo encontro entre o Patriarca Bartolomeu e minha pessoa serão sinais da profunda ligação que une a sede de Roma e de Constantinopla e do desejo de superar, no amor e na verdade, as barreiras que ainda nos separam».

Com estas palavras, e com a mente já voltada à sua próxima viagem à Turquia em novembro, o Papa Francisco recebeu na manhã de hoje, na Sala dos Papas, uma delegação de membros da Orientale Lumen Foundation da América, participantes na peregrinação ecumênica liderada pelo Metropolita Kallistos de Diokleia. A próxima etapa da viagem será exatamente o Phanar, onde a delegação se reunirá com Bartolomeu I. "Por favor, transmitam as minhas saudações cordiais e fraternas com a certeza do meu afeto e da minha estima", disse o Papa. Em seguida, lembrou que "toda peregrinação cristã não é somente uma jornada geográfica, mas especialmente a ocasião de um caminho de renovação interior para ir cada vez mais a Cristo Senhor, ‘aquele que dá origem à fé e a leva à realização'”. Dimensões “absolutamente essenciais para proceder também ao longo da estrada que leva à reconciliação e à plena comunhão entre todos os crentes em Cristo". "Não há um verdadeiro diálogo ecumênico sem a disponibilidade de uma renovação interior e buscando uma maior fidelidade a Cristo e à Sua vontade", disse Francisco... (Continue lendo...)

23/10/2014

XIII Sessão Plenária da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a IGREJA CATÓLICA E A IGREJA ORTODOXA

A XIII Sessão Plenária da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica Romana foi realizada de 15 a 23 de setembro de 2014, em Amã, na Jordânia, uma cidade com uma longa história relacionada às raízes do cristianismo. A reunião, organizada por Sua Beatitude Teófilo III, Patriarca ortodoxo de Jerusalém, ocorreu sempre em um clima de respeito e fraternidade. Da parte Católica, vinte três membros estiveram presentes. Todas as Igrejas Ortodoxas, com exceção do Patriarcado da Bulgária, estavam representadas, ou seja, o Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, o Patriarcado de Alexandria, o Patriarcado de Antioquia, o Patriarcado de Jerusalém, o Patriarcado de Moscou, o Patriarcado da Sérvia, o Patriarcado de Romênia, o Patriarcado de Geórgia, a Igreja de Chipre, a Igreja da Grécia, a Igreja da Polônia, a Igreja da Albânia e da Igreja da Tcheco e Eslováquia. A Comissão trabalhou sob a direção de seus dois co-presidentes, o cardeal Kurt Koch e o Metropolita João de Pergamo, assistidos pelos co-secretários, Metropolita Gennadios de Sassima (Patriarcado Ecumênico) e Mons. Andrea Palmieri (Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos) ... (Continue lendo...)

22/10/2014:

PUBLICADO PROGRAMA OFICIAL DA VIAGEM DO PAPA À TURQUIA.

Ancara e Istambul, duas etapas da visita do Papa de 28 a 30 de novembro, a convite do presidente Erdoğan e do Patriarca Bartolomeu.

ROMA, 21 de Outubro de 2014 (Zenit.org) - Publicado hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé de Roma o programa oficial da viagem que o Papa Francisco fará à Turquia de 28 a 30 novembro, a convite do Presidente da República, de Sua Santidade Bartolomeu I e do Presidente da Conferência Episcopal da Turquia. Durante a viagem, o Pontífice viajará para Ancara e Istambul. A partida está prevista para sexta-feira (28), às 9 horas (hora local), do Aeroporto Fiumicino de Roma, e o desembarque às 13:00 no aeroporto Esemboğa de Ancara (...) O último dia da viagem, domingo (30), começa com missa celebrada pelo Santo Padre na Delegação Apostólica. O próximo compromisso será uma Divina Liturgia na Igreja Patriarcal de São Jorge, seguido pela benção ecumênica e a assinatura da Declaração Conjunta. O Papa, então, retornará ao Patriarcado Ecumênico para almoçar com Bartolomeu. Às 16:45 acontecerá a despedida no aeroporto de Atatürk e, às 17:00, a partida. A chegada ao aeroporto de Roma Ciampino está prevista para as 18:40... (Continue lendo...)

18/10/2014:

A RECONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO NACIONAL SÃO NICOLAU NO WORLD TRADE CENTER.

Com o propósito de purificar a memória daquele dia trágico que mergulhou o mundo em luto profundo, realizou-se hoje, em Nova York, a bênção da pedra fundamental da nova igreja de São Nicolau, no «Ground Zero». Treze anos depois da destruição do primeiro templo, que ficava à sombra das Torres Gêmeas do World Trade Center, o Arcebispo Demétrio, da América, celebrou neste dia 18 de outubro de 2014 o Ofício do Aghiasmós, abençoando o início da obra de edificação do novo templo que será um «monumento à vitória do bem sobre o mal». A nova igreja foi projetada pelo famoso arquiteto Santiago Calatrava e é inspirada nas linhas arquitetônicas da majestosa Catedral Hagia Sophia de Constantinopla (Istambul). Neste vídeo já é possível ver como ficará o novo templo.

18/10/2014

METROPOLITA HILARION NO VATICANO.

Na última quinta-feira, 16 de outubro de 2014, o Presidente do Departamento de Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou, Metropolita Hilarion, fez uma intervenção na III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos que trata do tema «Os Desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização». Já de início apontou que a família, no contexto pastoral, é hoje um dos mais agudos temas, pois ela indica o estado moral da sociedade em que está inserida. «Estamos alarmados ao ver, nos últimos anos, a manipulação dos conceitos de liberdade e tolerância que desmantelam os valores básicos enraizadas em tradições religiosas». O Metropolita afirmou o princípio da santidade do casamento, entre um homem e uma mulher e que na Igreja Ortodoxa sempre se pregou sua indissolubilidade. Contudo, na práxis pastoral, em casos excepcionais, a Igreja Ortodoxa permite a um novo casamento aplicando-se o princípio de «Oikonomia» (economia)... (Continue lendo...)

14/10/2014

DIALOGO DO AMOR E DA VERDADE OU DIÁLOGO TEOLÓGICO?

O Professor Emérito da Faculdade Teológica de Tessalônica, Arcebispo Antônio Papadopoulos, acerca do Diálogo Teológico entre Católicos e Ortodoxos em vista de uma provável reconciliação, explora e analisa os textos produzidos desde 1965, quando a Igreja de Roma anunciou o levantamento das excomunhões enquanto a Igreja Ortodoxa formalizava o levantamento dos anátemas entre as Igrejas católica e ortodoxa. O texto, antes de tudo, esclarece que o termo ‘reconciliação’ não pode ser confundido com «gentileza», «cortesia» ou «diplomacia». O termo, antes de tudo, diz respeito a entrar em uma mesma sintonia, partilhar e reconhecer a mesma glória do Senhor Jesus crucificado, morto e sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, e que está sentado à direita de Deus Pai. A comunhão e concórdia com este princípio tornam-se importantes no diálogo teológico sobre a unidade das Igrejas e de seus membros porque era este o princípio que fundamentalmente expressava a unidade dos apóstolos no mistério do Pentecostes. Não se trata, pois, de uma unidade social, moral, mas essencialmente teológica: comungavam da mesma verdade de fé. O reconhecimento dos Sacramentos da Igreja Ortodoxa no Concilio Vaticano II, o encontro em Jerusalém entre o Patriarca e o Papa ... (Continue lendo...)

13/10/2014:

METROPOLITA ORTODOXO INTERVÉM NO SÍNODO DOS BISPOS SOBRE A FAMÍLIA.

Sua Eminência Athenágoras, Arcebispo Metropolitano da Bélgica, representando o Patriarcado Ecumênico no Sínodo dos bispos católicos romanos, fez sua primeira intervenção acerca do tema em discussão. Como representante fraterno lhe foi concedido quatro minutos para que expressasse a posição da Igreja Ortodoxa acerca dos procedimentos pastorais adotados na atual e complexa situação da Família na sociedade contemporânea. O Metropolita iniciou sua alocução dizendo, entre outras coisas, que era «uma honra representar sua Santidade, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I nesse Sínodo», e que trazia ao Papa Francisco os seus melhores cumprimentos e a gratidão pelo oportunidade concedida para que os bispos católicos conhecessem a prática pastoral da Igreja Ortodoxa sobre alguns temas tratados naquele Sínodo. Prosseguindo, afirmou que «a Igreja quer que sejamos sempre um apoio àqueles que sofrem. Para tanto, em relação ao casamento, em muitos casos é necessário que se aplique o princípio da Oikonomia, isto é, resguardando seu caráter sacramental de indissolubilidade, examine-se atentamente os casos específicos e, quando possível, aplique-se com maior flexibilidade as regras, leis e costumes pastorais da Igreja»... (Continue lendo...)

12/10/2014:

Dom Leonid em visita pastoral às comunidades ortodoxas russas do Brasil, encontra-se com o arcebispo de Porto Alegre.

Na última segunda-feira, 06 de Outubro, o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, recebeu a visita de Dom Leonid, Metropolita de Buenos Aires e Toda América do Sul, da Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou. Dom Leonid iniciou, em Porto Alegre, a visita pastoral às comunidades ortodoxas russas do Brasil. No sábado, dia 11/10, visitou a cidade de Santa Rosa, no interior do Estado, onde celebrou a Divina Liturgia na igreja de São Pedro e São Paulo. Após a Divina Liturgia, participou de um almoço festivo oferecido pela comunidade. Às 15.30, na cidade de Campina das Missões, na praça São Vladimir foi inaugurada escultura de São Vladimir de Kiev, Igual-aos-Apóstolos, missionário dos países eslavos. No domingo, dia 12/10, às 09:00h., Dom Leonid celebrou a Divina Liturgia na cidade de Campina das Missões - RS, participando em seguida de um almoço oferecido pela comunidade local.

10/10/2014:

EM 2016: GRANDE E SANTO CONCÍLIO DA IGREJA ORTODOXA.

Istambul / Constantinopla (RV) – Teve início, com uma série de iniciativas e encontros, a preparação prévia do grande e santo Concílio da Igreja Ortodoxa, previsto para 2016, “se houver a graça e a vontade divinas”. Esta foi a deliberação dos chefes de 13 igrejas ortodoxas numa reunião, mantida em Istambul, por iniciativa do Patriarca Ecumênico e Constantinopla, Bartolomeu I, e dedicada a um vasto leque de questões importantes atuais.A data e o lugar do evento constituem um enorme avanço, pois tal decisão era esperada por mais de 50 anos. Por isso, o próximo santo Concílio será, sem dúvida, um evento de grande porte, disse o Patriarca de Moscou e de toda a Rússia, Cirilo: “A história eclesiástica desconhece eventos do gênero. É extremamente importante que as decisões nesse Concílio sejam tomadas por via consensual, ou seja, por um acordo geral. A via de votação será excluída. Mas um documento aprovado pelos chefes de Igrejas realça que “cada Igreja local terá um voto”. Isto significa que a Igreja Ortodoxa, no seu conjunto, não poderá sustentar dois pontos de vista diferentes. A opinião de Igrejas locais deverá ser formulada de modo a poder expressar os ânimos dos bispos, sacerdotes e do rebanho de Deus. Isso tem sido sobejamente importante para evitar controvérsias e cisões. O Concílio deverá contribuir para uma maior coesão e reconciliação perante um vasto espectro de desafios contemporâneos... (Continue lendo...)

ESCOLA TEOLÓGICA DE HALKI DEVERÁ REABRIR EM BREVE, APÓS RESTAURAÇÃO.

Istambul (RV)- O Metropolita Elphidophoros de Bursa, responsável pela Escola Teológica Halki, apresentou os trabalhos de reestruturação e modernização realizadas nas prestigiada Academia Teológica do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, há muito aguardados. As informações foram reportadas pelas principais mídias turcas no início de outubro. Os trabalhos e obras de modernização pretendem predispor a Instituição – que suspendeu as atividades há 42 anos por determinação do governo turco – a uma retomada imediata dos cursos, apenas haja condições para a sua reabertura. O objetivo é reconstituir a estrutura acadêmica do seminário, com previsão de implementar um curriculum de estudos com duração de cinco anos, e a possibilidade de conseguir diploma no mestrado, reconhecido na Europa e nos Estados Unidos. Também está prevista a abertura de espaços históricos e estrutura do seminário a estudiosos externos. Com este objetivo começou-se a digitalização da biblioteca para garantir um acesso veloz aos 96 mil textos nela conservados. De 1844 até o dia em que o governo turco decidiu fechá-la em 1971, a escola Teológica de Halki formou centenas de Bispos Ortodoxos e 12 Patriarcas, incluindo o atual Patriarca Ecumênico Bartolomeu. A reabertura da Escola deu-se também por influência dos Estados Unidos, tradicional aliado na Turquia. (JE) Fonte: Rádio Vaticana.

Bênção da Pedra Fundamental da nova Igreja São Nicolau, no Marco Zero em NY.

Neste sábado, 18 de outubro, no Marco Zero (Ground Zero) em Nova Iorque, deverá acontecer a celebração do Rito de Benção da Pedra Fundamental da nova Igreja Ortodoxa Grega de São Nicolau. Nos atos terroristas de 11 de setembro de 2001 a estrutura da antiga Igreja ficou comprometida e por isso, precisou ser demolida, quando do recolhimento dos escombros dos dois edifícios que compunham as Torres Gêmeas. A cerimônia será presidida pelo Arcebispo Demetrios da América, juntamente com hierarcas da Arquidiocese Ortodoxa Grega, representantes das Igrejas locais, órgãos e agentes do governo americano. Além da bênção haverá no local um Ofício memorial (αγιαμος) para as vítimas daquela tragédia. A construção da nova igreja de São Nicolau marca a presença, testemunho e atuação pastoral da Arquidiocese Ortodoxa Grega na América do Norte.

08/10/2014

MEDITAÇÕES DE BERGOGLIO SOBRE A MÃE DE DEUS TRADUZIDAS EM RUSSO.

Cidade do Vaticano (RV) – As meditações de Jorge Mario Bergoglio sobre a Mãe de Deus foram traduzidas em russo. O L’Osservatore Romano dedicou um espaço ao tema, sob os cuidados do Arcebispo Ortodoxo Hilarion Alfeyev. Ele explica no artigo que «se trata de um texto recente do Pontifíce e de doze homilias que Jorge Mario Bergoglio, na época Cardeal Arcebispo, proferiu entre 1999 e 2012, geralmente acompanhando grupos de jovens argentinos em peregrinação ao Santuário mariano de Nossa Senhora de Luján». «A este Santuário encravado no coração do Pampa argentino, acorrem desde o século XVII milhares de peregrinos da Argentina e de toda América do Sul. Nossa Senhora de Luján é venerada na América Latina como Mãe que intercede pelos pobres e pelos humildes. Congratulando-se com Bergoglio pela sua eleição, o Patriarca Cirilo presenteou o novo Primaz da Igreja Católica Romana com um ícone de Nossa Senhora, chamada ‘Nossa Senhora da humildade’ [...] Continue lendo...

06/10/2014

METROPOLITA ATHENÁGORAS DA BÉLGICA REPRESENTA O PATRIARCA ECUMÊNICO NO SÍNODO DOS BISPOS EM ROMA.

Teve início nesta manhã, no Vaticano, os trabalhos do Sínodo dos Bispos, que trata do tema «Os Desafios Pastorais da Família no Contexto da Evangelização». Desta sessão, cuja duração será de 5 a 19 outubro 2014, participam 191 padres sinodais, incluindo 60 cardeais vindos dos cinco continentes, e realiza-se sob a liderança de Sua Santidade o Papa e Francisco. Foram especialmente convidados para o evento oito representantes de outras Igrejas cristãs, além de diversos peritos e consultores. Representando S. Santidade Bartolomeu I, o Metropolita Atenágoras da Bélgica, Exarca do Patriarcado Ecumênico nos Países Baixos e Luxemburgo; o Metropolita Hilarion de Volokolamsk, presidente do Departamento de Relações Eclesiásticas Externas do Patriarcado de Moscou, cuja presença é aguardada para a segunda semana do Sínodo, representará o Patriarca Cirilo de Moscou e Toda a Rússia. Registra-se ainda a presença de altos representantes da Igreja copta, da Associação Mundial de luteranos, da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas e da Associação Mundial de Batistas. Os padres sinodais, reunidos nesta primeira sessão, deram especial atenção à prática da Igreja Ortodoxa, que - em alguns casos – aplicam o princípio da oikonomia, ou seja, examinam a possibilidade, num caso concreto, de um segundo ou até mesmo terceiro casamento. No início dos trabalhos, o representante do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla teve a oportunidade de conversar pessoalmente com Sua Santidade o Papa Francisco, que expressou sua alegria de poder visitar em breve o Centro da Ortodoxia, o Fanar, na festa de seu patrono, o Santo Apóstolo André, comemorada no próximo dia 30 de novembro. [Ver mais...]

04/10/2014


Primeira reunião Do Comitê Independente ad hoc do Instituto São Sérgio de Paris.

Na última segunda-feira, 29 setembro de 2014, realizou-se em Paris a primeira reunião do Comitê Independente Ad Hoc do Instituto de Teologia Ortodoxa São Sérgio. Por decisão de Sua Santidade, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I e do Santo Sínodo do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, foi formada uma comissão para examinar «a situação do Instituto de Teologia Ortodoxa São Sérgio, em relação aos graves problemas que vem enfrentando a instituição». Tal comissão ficou assim constituída: Sua Eminência o Metropolita Emmanuel da França (Presidente); Sua Eminência o Arcebispo Job de Telmessos (Reitor do Instituto São Sérgio); o acadêmico Sr. Nicolas Grimal, Dom Philippe Bordeyne (Reitor do Instituto Católico de Paris); Pastor Jacques-Noel Peres (Deão Honorário do Instituto Teológico Protestante). A missão desta Comissão, de acordo com a decisão sinodal, é «desenvolver um plano para uma nova estratégia acadêmico-administrativo em vista de um futuro melhor para o instituto.» Os membros do Comitê farão o possível para que o plano de reorganização do Instituto permita reabilitá-lo em vista das comemorações do seu nonagésimo aniversário que, esperamos, irá dar-lhe um novo fôlego.

«Segundo Domingo de Lucas» (17º Domingo depois de Pentecostes).

O Evangelho deste domingo, 05 de outubro, nos apresenta uma continuação do Sermão da Montanha e convida-nos a uma reflexão sobre o amor, o perdão, a magnanimidade e a oração. Jesus manda-nos bendizer aqueles que nos amaldiçoam, orar pelos que nos injuriam, praticar o bem sem esperar nada em troca, ser compassivos como Deus é compassivo, perdoar a todos, ser generosos sem cálculos ou tramas. A virtude da magnanimidade, muito relacionada com a da fortaleza, consiste na disposição de acometer coisas grandes em nome da generosidade e do desprendimento. Quem se dispõe a viver assim traça o caminho da santidade [Veja o Suplemento Litúrgico na íntegra AQUI]

03/10-2014

DOM LEONID EM VISITA PASTORAL AO BRASIL.

Neste Sábado, 04 de outubro de 2014, Dom Leonid, Bispo Metropolitano de Buenos Aires e Toda América do Sul, da Igreja Ortodoxa Russa - Patriarcado de Moscou- chega ao Brasil para uma visita pastoral às comunidades ortodoxas russas de nosso país. Dom Leonid desembarcará em Porto Alegre-RS, primeira cidade em sua agenda de visitas. Na capital gaúcha, irá presidir as celebrações na Paróquia ortodoxa russa São Sérgio de Radonej - situada à Avenida General Emílio Lúcio Esteves, 215 - na data festiva de seu padroeiro. No sábado, 04/10, às 17 horas, S. E. celebrará o Ofício de Vésperas e, no domingo, 05/10, às 10:00 h., presidirá a Divina Liturgia.

02/10/2014

«O PASTOR NÃO PODE ABANDONAR SEU REBANHO».

Apesar dos combates na Ucrânia sul-oriental, a maioria dos sacerdotes ortodoxos arriscam suas vidas permanecendo junto ao seu povo nas respectivas paróquias. O Patriarca Cirilo de Moscou, num encontro com jornalistas por ocasião no festival de mídia ortodoxa «Fé e Palavra», disse estar convencido de que, «nesta situação [dos combates na Ucrânia, ndt], deve-se agir como faz a grande maioria do clero que exerce seu ministério no leste da Ucrânia. Sabemos que há vítimas entre o clero, e que alguns foram submetidos a torturas e interrogatórios cruéis [...]. É claro que ficar com o seu povo em tais condições é uma atitude de fidelidade vocacional e grande responsabilidade», disse. De acordo com o patriarca, o pastor não deve abandonar seu rebanho,sobretudo numa situação como esta, «porque as dificuldades externas não podem ser uma justificativa para o abandono do ministério». Contudo, observou o patriarca, «não se pode julgar os que o fizeram. Só Deus poderá julga-los. Quanto a nós, não sabemos de todas as circunstâncias que envolveram tais decisões». O que estão suportando os ortodoxos na Ucrânia é uma lição para todos os sacerdotes. «Nunca se pode vincular o ministério ao bem estar material, vida próspera e confortável. Esta é uma motivação equivocada na escolha do caminho vocacional», concluiu. Nos últimos meses, três sacerdotes foram mortos a tiros na Ucrânia. No dia 1º de agosto, os peritos do Instituto Russo de Pesquisas Estratégicas (RISI) divulgaram uma estatística com base em informações dos meios de comunicação ucranianos e russos, mostrando ter havido desde o início do ano, 62 casos de atos de atentados contra igrejas e sacerdotes da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou.

COMISSÃO ESPECIAL INTER-ORTODOXA INICIA SEUS TRABALHOS EM PREPARAÇÃO AO CONCÍLIO PAN-ORTODOXO.

Na última terça-feira, 30 de setembro, no Centro Ortodoxo do Patriarcado Ecumênico em Chambésy, próximo à Genebra, a comissão especial inter-ortodoxa reuniu-se dando início aos trabalhos para a preparação do Concílio Pan-ortodoxo. O objetivo do encontro foi a revisão dos projetos de documentos do Santo e Grande Concílio aprovados anteriormente. A decisão de convocar a Comissão especial inter-ortodoxa foi tomada na última reunião dos Líderes das Igrejas Ortodoxas, realizado em Istambul (Constantinopla) de 6 a 9 de março de 2014. A Igreja Ortodoxa Russa, neste encontro, foi representada por uma delegação chefiada pelo Metropolita Hilarion de Volokolamsk, presidente do Departamento de Relações Externas eclesiásticas. Também fizeram parte da delegação o Arcipreste Nicolas Balashov, vice-presidente do departamento e o diácono Anatole Tchouriakov (como intérprete), assistente no mesmo Departamento. Dirigindo-se aos membros da Comissão, que se reuniu sob a presidência do Metropolita João de Pergamon (Patriarcado Ecumênico), o Metropolita Hilarion transmitiu as saudações e os melhores votos do Patriarca Cirilo, de Moscou e Toda a Rússia, afirmando que... [continue lendo

01/10/2014

SANTA SOFIA, ENCONTRO DE CRENÇAS E CIVILIZAÇÕES.

Monumento mais visitado da Turquia é obra-prima de arquitetura, arte e integra histórias onde cristãos e muçulmanos coexistem em paz por Sônia Oddi, texto e fotos, para Rede Brasil Atual A basílica de Santa Sofia é o monumento mais visitado da Turquia. No ano de 2013, mais de 3 milhões de pessoas conferiram de perto aquela que é considerada uma obra-prima da arquitetura e da arte bizantinas. A edificação integra as zonas históricas da capital, Istambul, declaradas Patrimônio Mundial da Unesco há 29 anos. Atualmente, funciona como museu. Mas nasceu como templo cristão, e tornou-se mesquita quando os turcos conquistaram… [Leia mais...]

28/09/2014

ECCLESIA EM MANUTENÇÃO.

Informamos que o Site ECCLESIA está passando por vários ajustes internos para correção de desconfiguração de muitas de suas seções cujos "templates" (páginas modelos) aos quais estavam vinculadas foram perdidas. Esses procedimentos se estenderão ainda por alguns dias, até que tudo possa ser recuperado. Desculpamo-nos pelos trantornos que esses imprevistos vem causando aos nossos visitantes habituais, assegurando que todos os procedimentos necessários serão executados em vista de restaurar plenamente o formato, conteúdo e funcionalidade de ECCLESIA.