Portal Ecclesia
Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Seleção de ícones bizantinos Galeria de Fotos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Calendário litúrgico bizantino Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas A Montanha Sagrada Links relacionados Contate-nos
 
 
 
  FEVEREIRO-2015  
 
 
 

 

24/02/2015:

AKATHISTOS, Paráklesis e outros Ofícios da Liturgia Bizantina.

Com a publicação deste sétimo volume, nossa coleção «Livros Litúrgicos Bizantinos» fica, por enquanto, completa. Certamente que as revisões e correções prosseguirão permanentemente. Afinal, trata-se de um rico e extenso conteúdo, recolhido de fontes diversas e ao longo de muitos anos de pesquisa. Mas esta constitui, a nosso ver, uma boa base a partir da qual seguir trabalhando. Tão logo seja feita qualquer correção ou acréscimos nos volumes publicados, faremos imediatamente a substituição no site para que esteja sempre disponível para download a última versão atualizada. Para a maior glória de Deus!

Coleção completa:

Volume I: Hieratikon - Pequeno Missal Bizantino
Volume II: Liturgikon - Próprio das Principais Festas
Volume III: Pequeno Eucologion - O Livro de Ofícios do Sacerdote
Volume IV: Pequeno Horologion - O Livro do Ofício Divino das Horas
Volume V: Pequeno Menologion - Os Santos de cada mês
Volume VI: A Visita Pastoral - Liturgia Pontifical
Volume VII: AKATHISTOS, Paráklises e outros Ofícios da Liturgia Bizantina. 

20/02/2015:

Pequeno Horologion - O Livro do Ofício Divino das Horas.

Estamos chegando quase ao final desta «missão de férias», que faz parte do trabalho de reorganização do conteúdo de ECCLESIA: reunir em pequenas obras todos os textos litúrgicos que se encontravam distribuídos na seção de Liturgia do site. Com o «Pequeno Horologion», disponível a partir de hoje, seis dos sete volumes da «coleção Liturgia Bizantina», estarão acessíveis em formato pdf para download. A propósito, recentemente nos foi feita uma ótima sugestão por um de nossos irmãos que acompanham as recentes publicações pelo Facebook, e que estamos avaliando com carinho: trata-se da possibilidade de encaminhar para publicação todas estas obras através do Clube de Autores, facilitando assim que possam ser adquiridas em formato de livros impressos e desde qualquer lugar do Brasil. Estamos em contato com o Clube e avaliando as condições para a realização deste projeto. Será preciso, para tanto, mais algumas revisões em todos os textos e correções de possíveis falhas. A propósito, todas as sugestões de correção são sempre muito bem vindas.

Coleção: Livros Litúrgicos Bizantinos:

Volume I: Hieratikon - Pequeno Missal Bizantino
Volume II: Liturgikon - Próprio das Principais Festas
Volume III: Pequeno Eucologion - O Livro de Ofícios do Sacerdote
Volume IV: Pequeno Horologion - O Livro do Ofício Divino das Horas
Volume V: Pequeno Menologion - Os Santos de cada mês
Volume VI: A Visita Pastoral - Liturgia Pontifical
Volume VII: AKATHISTOS, Paráklises e outros Ofícios da Liturgia Bizantina. 

19/02/2015:

Pequeno Eucologion - O Livro de Ofícios do Sacerdote.

Mais uma pequena obra foi reeditada em formato pdf e já se encontra disponível para download em nosso site. Trata-se do «Pequeno Eucologion» - o Livro de Ofícios do Sacerdote, contendo 210 páginas, com os Ofícios dos Mistérios do Batismo, Penitência, Unção dos Enfermos, Matrimônio e Ordem, ofícios pelo Falecidos e bênçãos para diversas ocasiões. O Eucologion (em grego: εὐχολόγιον, é um dos principais livros litúrgicos da Igreja Oriental, ortodoxas e católicas, contendo as partes dos serviços que são ditas pelo bispo, padre, ou diácono. Esta versão é, como diz o nome, um «Pequeno» Eucologion, complementando as demais obras já divulgadas. Possivelmente seja necessário correções, o que se fará oportunamente, substituindo-se o arquivo original no site. Para baixar, clique na imagem ao lado.

16/02/2015:

Como preparar uma visita do bispo à comunidade.

A Liturgia Pontifical, durante a visita pastoral do bispo à comunidade, é um acontecimento eclesial solene e, por isso, a comunidade a espera com grande expectativa e deseja que aconteça com frequência. De fato, muita gente participa deste tipo de solenidade que reúne visitantes das localidades mais distantes e os sacerdotes da região. Quanto aos sacerdotes mais próximos, a determinação do metropolita é que devem primeiro concluir a Liturgia em suas próprias paróquias e, só depois, ir à comunidade aonde está acontecendo a visita pastoral e, mesmo que não tenham sido oficialmente convidados, devem participar da celebração solene. Normalmente, as comunidades pedem a visita do seu bispo com bastante antecedência, iniciando a preparação de tudo o que é necessário, detalhadamente, para a sua vinda. Na verdade, a maior responsabilidade pela organização do evento recai sobre o sacerdote pároco da comunidade que será visitada. É preciso, portanto, que a visita seja agendada com bastante antecedência para que haja tempo suficiente para uma preparação à altura do acontecimento, e que tudo concorra para que não haja contratempos e atropelos de última hora. Para baixar o arquivo em pdf, clique na imagem ao lado.

15/02/2015:

Nova versão do Liturgikon para download.

Uma versão mais completa do LITURGIKON em pdf, com cerca de 400 páginas, foi inserida para download em substituição a versão anteriormente publicada. O link permanente para este arquivo está em Biblioteca/Liturgia. As principais inclusões desta nova versão são os ofícios da Grande Semana Santa, incluindo: «Ofício de Vésperas» da Grande Quinta-Feira Santa; «Ofício de Matinas», «Ofício  da Paixão», do «Sepultamento do Senhor» na Grande Sexta-Feira Santa; e os ofícios da Noite do  Grande Sábado Santo: «Santo Ofício Pascal»; «Trasladação do Epitáfio»; «Bênção do Fogo»; «Procissão e Anúncio da Ressurreição»; «Cânon da Gloriosa Ressurreição» e a Divina Liturgia na Noite Pascal. Um Sumário, localizado nas primeiras páginas, oferece uma visão geral do conteúdo deste modesto manual de serviço litúrgico, fruto de pesquisa e muito trabalho de organização e edição, desenvolvido ao longo de mais de 10 anos. Oxalá, possa servir como incentivo a que, num futuro não muito distante, as igrejas orientais no Brasil se unam num esforço comum em vista de organizar e publicar os principais livros litúrgicos objetivando uma maior unidade das comunidades orientais, ortodoxas e greco-católicas em nosso país. «Ad majorem Dei gloriam!». Para baixar o arquivo em pdf, clique na imagem ao lado.

11/02/2015:

Pequeno Menologion disponível PARA DOWNLOAD.

«O culto aos santos é comum entre ortodoxos e católicos, culto esse, vivido na Igreja una do primeiro milênio e perpetuado até os nossos dias nos quais, de uma e de outra parte continuam acontecendo as canonizações; infelizmente, por enquanto, sem o recíproco reconhecimento. Mas a verdadeira santidade nos aproxima todos de Deus e por isso apressa a unidade plena entre as Igrejas bizantinas e a Igreja de Roma». «Os santos são os nossos intercessores e protetores no céu e portanto membros vivos e ativos da nossa Igreja. A presença de graça deles na Igreja, visível também através dos ícones e das relíquias, nos envolve como uma nuvem orante da glória de Deus. Os santos não nos separam do Cristo, mas nos aproximam dele, a ele nos unem; (...) eles são suplicantes conosco, são os nossos amigos e ajudantes no nosso serviço a Cristo e na nossa união com ele». Para baixar o arquivo em pdf, clique na imagem ao lado.

11/02/2015:

LITURGIKON - Próprio das Principais Festas já se encontra também disponível PARA DOWNLOAD:

Seguindo com o trabalho de organização do conteúdo de ECCLESIA, disponibilizamos mais um importante livro para uso litúrgico na tradição oriental da Igreja. Trata-se do Liturgikon, com os textos próprios das principais festas do ano no calendário bizantino. A versão está em pdf e pode ser baixada para impressão. Este arquivo encontra-se da seção «Liturgia» da Biblioteca ECCLESIA. Com 170 páginas, Liturgikón é uma obra prática para uso ordinário na Liturgia das Igrejas de Tradição oriental. O trabalho de organização destes textos litúrgicos, tão raros em nossa língua portuguesa, prosseguirá. Pretendemos, em poucos dias, somar a esses dois volumes o Pequeno Eucologion, Orologion, uma obra que reúne os principais Serviços Litúrgicos (Akathistos, Paráklisis etc), Léxico com alguns termos litúrgicos bizantinos, Tropários e um pequeno Menológion (Santos de cada mês). Para baixar o arquivo em pdf, clique na imagem ao lado.

09/02/2015:

PEQUENO MISSAL BIZANTINO PARA DOWNLOAD NO ECCLESIA:

Desde o final do ano passado, estamos fazendo ajustes gerais no conteúdo do site que, por problemas técnicos graves ocorridos no início do ano de 2014, resultou em desconfiguração de muitos de seus arquivos em html. Este será uma trabalho paciente e demorado, pelo que pedimos a compreensão de nossos habituais visitantes e usuários do portal. É claro que esta é também uma oportunidade de revisarmos alguns conteúdos e melhorá-los, no que for possível. Foi o que aconteceu com o texto do «Pequeno Missal Bizantino», contendo as Liturgias de São João Crisóstomo, São Basílio o Grande e São Gregório (Diálogo), que agora encontra-se disponível para download numa versão pdf e que substitui a versão anterior em html. Pretendemos fazer o mesmo com os demais textos litúrgicos. Para baixar o arquivo em pdf, clique na imagem ao lado.

30/01/2015:

Entrevista com o metropolita Zizioulas de Pérgamo:

«O Sínodo pan-ortodoxo será dedicado à solução de alguns problemas internos das Igrejas ortodoxas. A Igreja católica, no Concílio Vaticano II, tinha ambições maiores. Mas o desejo de unidade é muito forte».

A afirmação é do metropolita Iohannis Zizioulas (foto), um dos teólogos vivos mais importantes, na conversa com o Vatican Insider no intervalo da cerimônia durante a qual recebeu o doutorado Honoris Causa da Universidade Católica de Milão, conferido pelo cardeal arcebispo da cidade, Angelo Scola, na qualidade de chanceler da faculdade teológica do ateneu, no sábado, 24 de janeiro. «É um privilégio poder presidir este solene ato acadêmico»  – disse Scola. «Que seja mais uma expressão do caminho comum com o qual estamos comprometidos. O gesto que estamos realizando documenta a impossibilidade de estudar a teologia sem a presença de mestres e de uma escola». Zizioulas pronunciou uma «lectio magistralis» dedicada ao valor da pessoa humana que deriva da Trindade. Foi uma conferência exemplar tanto por sua profundidade como pela clareza da exposição (Leia mais...).