Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Biblioteca Ecclesia
 
 
 

Catecismo Visual da Igreja Ortodoxa

Arcebispo HIEROTHEOS
Metropolita de Nafpaktos

Introdução:

enho observado, freqüentemente, que há cristãos que não conhecem as verdades básicas da sua fé sua ortodoxa, ou confundem-nas com outras crenças religiosas e filosóficas que prevaleceram no passado e ainda prevalecem hoje.

Além disso, a catequese é necessária tanto para as crianças pequenas quanto para aqueles homens e mulheres que vieram para a Igreja para serem batizados e tornarem-se Cristãos Ortodoxos.

Há, naturalmente, muitos livros contemporâneos que respondem a este propósito. Há pouco tempo atrás, pela Graça de Deus, publiquei um destes livros, que descreve o método da catequese, sua forma e conteúdo.

Penso, entretanto, que será útil dispor de uma publicação sobre este assunto intitulada “Catequese Visual”, dirigida às crianças pequenas, aos que serão batizados e aos adultos, para ajudar a consolidar o que já sabem à esse respeito.

Na primeira parte do livro há uma iniciação visual das verdades básicas de nossa fé. As ilustrações, feitas pelo hagiógrafo Yannis Yeremtzes, a quem eu agradeço, são de grande ajuda para um melhor entendimento dessas verdades grandiosas. O título curto de cada ilustração representa o pensamento central daquela verdade em particular.

A segunda parte oferece uma reflexão mais detalhada de cada verdade em particular, mas sempre de forma sintética. Este formato permite ao catequista ou ao adulto, desenvolver uma reflexão sobre os detalhes da imagem à qual o texto se refere. As breves notas, é claro, irão estimular ao que usa este material, na reflexão de ambas: imagem e a verdade em particular à qual se refere, fazendo uso de passagens da Sagrada Escritura e dos ensinamentos dos Pais da Igreja.

Espero que este trabalho também nos ajude a entender o grande valor de ser um membro da Igreja e ser um Cristão vivo, unido com Cristo, que é a cabeça da Igreja.

14 de Março de 1994,

 

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas