Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Biblioteca Ecclesia
 
 
 

Catecismo Breve

«Ortopráxis  - maneiras de viver a Ortodoxia»

9. Ofícios de Petições

São diversas as situações em que necessitamos da ajuda especial de Deus. A Igreja Ortodoxa possui uma variedade de ofícios que visa implorar o auxílio divino, como: suplicar pelos que faleceram, pedir a bênção sobre objetos, alimentos etc.. Estes ofícios são denominados "Ofícios de Petição", já que são realizados por solicitação dos fiéis.

Na tradição litúrgica eslava, "Molében" é um ofício de súplicas fervorosas, especialmente pelos vivos, constituído por pedidos gerais ou particulares e é feita pelo sacerdote após a Divina Liturgia ou conforme o costume local.

O ofício do "Triságion" fúnebre pelos falecidos.

Triságion é um ofício memorial em que a Igreja pede
pelas almas dos cristãos falecidos.

A Igreja abençoa com seus ofícios tudo o que faz parte da vida humana, os objetos que usamos e os alimentos que ingerimos. A bênção dos alimentos se faz em dias especiais, por exemplo, na Véspera da Páscoa da Ressurreição, quando são abençoados os ovos e uma espécie de pão doce semelhante ao panetone, além de outros alimentos que serão consumidos no Domingo de Páscoa. Também na Festa da Transfiguração do Senhor são abençoadas frutas em geral.

«Ovos e o pão chamado 'Pascha'
para serem abençoados na Noite da Páscoa»

Existe ainda ofícios especiais para a bênção das casas e do automóvel . Sobre estes ofícios deve-se falar anteriormente com o sacerdote, agendando com ele data e horário convenientes.

Molében (Súplica)

Nas igrejas ortodoxas, todos os dias, ao terminar a Divina Liturgia, os sacerdotes oficiam serviços de petição. Um dos mais freqüentes é o Molében ou o canto do Molében.

O que é o Molében? É um breve ofício de fervorosas orações para diversas necessidades cotidianas. Durante a Divina Liturgia, pela sua essência profundamente mística, freqüentemente não prestamos atenção suficiente ao conteúdo de nossas súplicas diárias. Daí o costume de orarmos pelas necessidades cotidianas, como nos ensinava o Beato Ambrósio de Optina, uma oração "breve, porém fervorosa", e é isto que se realiza no Molében. Se estamos enfermos, se empreendemos uma tarefa importante, se nos preparamos para uma viagem, se é o dia de nosso onomástico (dia do santo que trazemos o nome), antes do início do ano letivo ou se desejamos agradecer a Deus por algo em particular, para todos estas intenções há orações especiais de Molében. Além destas súplicas (litanias) particulares, há cantos no Molében comum a todos os fiéis. A igreja tem grande variedade deles: para a bênção da água e do ano novo, para tempos de grande seca, pelos possessos, pelo dependentes químicos e o ofício do Primeiro Domingo da Quaresma (Domingo da Ortodoxia) e Natal.

No Molében, nos dirigimos a Nosso Senhor Jesus Cristo, a sua puríssima Mãe e aos santos. O Molében de ação de graças é dirigido unicamente a Deus.

Ao pedir um Molében, entrega-se à igreja uma lista com os nomes daqueles por quem queremos rezar no ofício. Há casos em que a pessoa que solicita a oração do Molében não pode comparecer à igreja, por qualquer motivo. Neste caso, deixa antes a lista de suas intenções na igreja. O Senhor recebe qualquer sacrifício, porém, é certo que é muito melhor estar presente ao ofício e suplicar junto com o sacerdote e com os demais irmãos da comunidade.

Agrega-se ao Molében, algumas vezes, os Akathistos e Cânones.

Ao terminar o ofício, os sacerdotes freqüentemente ungem os fiéis com santos óleos e os aspergem com água benta. Segundo nossa fé, o Senhor nos envia sua ajuda, de modo que não é necessário encomendar repetidamente o ofício do Moleben pela mesma intenção, exceto quando o fazemos por um enfermo ou para cumprir alguma promessa.

 

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas