Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Biblioteca Ecclesia
 
 
 

Catecismo Breve

«Ortopráxis - maneiras de viver a Ortodoxia»

8. Agiasmós

"Agiasmós" em grego significa "coisa sagrada." Assim chamamos a água que é abençoada numa cerimônia especial. A bênção da água pode ser "menor" ou "maior". A "menor" faz-se várias vezes durante o ano. Já a "maior" só é realizada na grande Festa da Teofania (Festa do Batismo do Senhor). A água da Teofania possui uma força especial e isto é testemunhado e sentido pelos fiéis.

«Grande Bênção das Águas (Agiasmós) no Dia da Teofania»

A Festa da Teofania atrai em geral muita gente. As igrejas ficam cheias pois, mesmo os que são menos assíduos nos demais dias do ano, não faltam à igreja neste dia para levar às suas casas um pouco do agiasmós. E, por que buscam esta água? Porque foi consagrada com a força e a ação do Espírito Santo. O Espírito Santo faz da água um dom que liberta dos pecados, cura a alma e o corpo. Esta água espanta todas as tentações dos inimigos visíveis e invisíveis. Ela nos ajuda a alcançar a vida eterna. Tomando desta água nos tornamos partícipes da bênção e revelação do Espírito Santo. Tão grande quanto a oração é o que ela santifica. O Batismo de Jesus Cristo santificou a própria essência da água.

A água abençoada deve ser também tomada em jejum, pela manhã. Porém, em especial necessidade de ajuda divina, pode-se tomar a qualquer hora do dia ou da noite. Deve-se conservá-la sempre em lugar especial; o mais apropriado seria no cantinho destinado aos ícones da casa, nunca, porém, no refrigerador.

Observando certos cuidados e respeito, a água abençoada permanece fresca e de gosto agradável durante muito tempo. Pode-se, além de toma-la, aspergir-se com ela, misturá-la à comida ou aspergir os cômodos da casa. Pessoas que se encontram sob penitência e não podem receber a Eucaristia, podem tomar a água abençoada como uma espécie de consolo espiritual.

 

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas