Portal Ecclesia
A Igreja Ortodoxa Atualizações e notícias Seleção de textos Subsidios homiléticos para Domingos e Grandes Festas Calendário litúrgico bizantino Galeria de Fotos Seleção de ícones bizantinos Clique aqui para enviar-nos seu pedido de oração Links relacionados Clique para deixar sua mensagem em nosso livro de visitas Contate-nos
 
 
Biblioteca Ecclesia
 
 
 

Catecismo Breve

«Ortopráxis - maneiras de viver a Ortodoxia»

25. Outros costumes do lar

No Domingo de Ramos, leva-se para casa os ramos bentos para serem colocados próximo aos ícones da casa. Na Festa da Transfiguração, são levadas para a Igreja frutas que para serem abençoadas e depois consumidas pela família em casa.

No lar de uma família cristã ortodoxa, leva-se muito a sério os jejuns prescritos, sobretudo na Quaresma. Nas Quartas e Sextas-feiras, é costume alimentar-se com comidas menos pesadas, refeições mais simples. Durante a Semana Santa, o jejum é observado com muito rigor, sobretudo na Sexta-feira, quando muitos não comem absolutamente nada. Evidentemente que as criancinhas, os doentes e os velhinhos não estão obrigados a observar com tanto rigor o jejum prescrito.

«Oração antes de dormir»

Nos dias das grandes festas ou no dia do padroeiro de uma igreja ou cidade, as famílias costumam decorar a casa com flores, destacando o ícone da festa ou do padroeiro.

As tardes de Sábado são especiais, pois o Domingo já tem início ao pôr do sol de Sábado. A família vai a Igreja participar do ofício de "Vésperas" e para fazer a Confissão, se quiserem comungar no Domingo. O ofício das "Vésperas" é um ofício de preparação para a Divina Liturgia. Em casa, são acesas velas diante dos ícones e se queimam incenso. Há um clima de recolhimento especial, de silêncio pré-anunciando o dia sagrado que é o Domingo.

O nascimento de um bebê, numa família ortodoxa é emocionante. Há uma bênção especial dada ao recém-nascido e à sua mãe, logo que chegam da maternidade. Depois de 8 dias, os bebês são levados à Igreja para a Apresentação. Se for um menino, o sacerdote abençoa o bebê entrando com ele no colo, no Santuário; se for uma menina o sacerdote fica em frente ao iconostásio. Até 40 dias após o nascimento, a criança deve ser batizada.

Algumas famílias se reúnem de manhã e à tarde para a oração diante dos ícones. Há o habito de rezar antes e depois das refeições. Quando um sacerdote ou um bispo for convidado para alguma refeição, cabe a eles fazer a bênção dos alimentos. Havia um costume muito antigo de reservar um lugar à mesa para Cristo. Caso alguma pessoa pobre ou um peregrino viesse pedir comida, o dono da casa fazia sentá-lo à mesa naquele lugar reservado.

Antes de dormir ou de sair para ir à escola, os filhos, membros da família pedem a bênção aos seus pais. É comum, também, rezarem juntos dentro de um automóvel, durante uma viagem, pedindo proteção a Deus e aos anjos de guarda.

Muitos outros costumes ortodoxos se perderam com o tempo, sobretudo quando não mais se vive num país ortodoxo, contudo, muitas famílias ainda mantém as tradições e os costumes, perpetuando as expressões visíveis da fé. O que, para os nossos antepassados foi expressão da nossa fé em Deus, não somente deve ser recordado como revivido.

Os membros da família ensinam uns aos outros as seguintes orações e passagens:

  1. O Pai- nosso (Mt 6,9; Lc 11, 2-4)
  2. Os Mandamentos (Ex 6 e Lv 19, 18)
  3. As Bem-Aventuranças (Mt 5)
  4. O Credo (niceno-constantinoplitano)
  5. Orações matutinas e vespertinas
  6. Orações para antes e depois das refeições

Os 7 sacramentos

Não se deve confundir os 7 sacramentos com os respectivos ritos. O rito é um símbolo externo de uma piedosa expressão de nossa fé. O Sacramento é uma cerimônia na qual a Igreja invoca o Espírito Santo e sua Graça sobre os fiéis. Os sete sacramentos são:

  1. Batismo
  2. Crisma
  3. Comunhão
  4. Confissão
  5. Matrimônio
  6. Unção dos Enfermos
  7. Ordem.

 

Voltar à página anterior Topo da página
NEWSIgreja Ortodoxa • Patriarcado Ecumênico • ArquidioceseBiblioteca • Sinaxe • Calendário Litúrgico
Galeria de Fotos
• IconostaseLinks • Synaxarion • Sophia • Oratório • Livro de Visitas